LEMA:

ESCOLA MARIA AQUINO - 25 ANOS EDUCANDO E SEMEANDO SONHOS

09 outubro 2011

Semana da CRIANÇA - 03 a 07 de outubro

A Escola Maria Aquino através da Direção, coordenação pedagógica e professores, proporcionou aos alunos desta Unidade Escolar diversas atividades educativas em comemoração ao dias das crianças. Todos os anos temos realizados o Projeto da Semana da Criança com ações voltadas para a valorização desta no meio em vive.




PROJETO: SEMANA DA CRIANÇA

"O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade."
Karl Mannheim

Este projeto foi elaborado pelas Coordenadoras Pedagógicas desta Unidade Escolar – Vera Lúcia Eichinger e Ângela Maria de Oliveira, para atender professores e alunos do 1º ao 5º ano, com o objetivo de valorizar a criança na sua essência.

JUSTIFICATIVA

A criança tem direito a educação, a família, a ser feliz, a ser valorizada, respeitada e principalmente a ser criança. Nós da Escola Maria de Lourdes Aquino Sotana acreditamos na importância de uma infância bem estruturada para contribuir na formação do caráter desta como cidadão do futuro, acreditamos também que por passar uma boa parte do seu tempo na escola, que por sua vez tem o papel de desempenhar sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável, devemos oferecer momentos diferenciados que auxiliam esta criança a se tornar realmente em um cidadão que fará a diferença na sociedade.
Nesta semana estaremos desenvolvendo atividades e ações voltadas para atingir este objetivo, todos estarão empenhados em fazer com que adultos e criança que existe dentro de cada um.

OBJETIVOS

Promover atividades dentro e fora da sala de aula, visando dar aos alunos do 1º ao 5º ano a oportunidade de ser criança, de fazer valer os seus direitos;

Desenvolver a auto-estima;

Desenvolver o raciocínio, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual através de jogos e brincadeiras;

Despertar a criança que existe dentro de cada um ( adulto e criança );

Proporcionar atividades lúdicas e prazerosas que contribuam para a formação do caráter dos nossos alunos desenvolvendo a criticidade, a moral e o respeito ao próximo.

DESENVOLVIMENTO

A Escola Maria de Lourdes Aquino Sotana, através da Direção, Coordenação Pedagógica, Professores e Funcionários se unirão para oferecer aos alunos do 1º ao 5º ano diversas atividades que valorizem a criança na sua essência.

PROPOSTA DE ATIVIDADES

Atividades de recorte e colagem;
Músicas, poesias, textos voltados para este tema...;
Exploração dos Direitos da Criança com atividades diversificadas;
Confecção de brinquedos;
Brincadeiras dirigidas;
Mensagens diárias organizadas pelo professor;
Lanches especiais;
Cinema na escola com filme voltado para esta faixa etária;
Ilustração de histórias;
Show de talentos;
Apresentação de teatro;
Mostra de atividades;
Painéis decorados...

AVALIAÇÃO

Nesta semana a avaliação será voltada para detectar se os objetivos propostas foram alcançados e também para buscar entender o processo de cada criança na aprendizagem e principalmente elencar ações para contribuir na formação do caráter dessas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário